terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tira-dúvidas: conheça programa que monitora casa com webcam e PC.



'webcamXP' oferece funções de um software de gestão de imagens.
Aplicativo gratuito permite agendar quando câmera irá capturar vídeos.


O webcamXP é um aplicativo que permite a publicação do conteúdo capturado por uma webcam.O 'webcamXP' permite a publicação do conteúdo
capturado por uma webcam. (Foto: Divulgação)
Você vai passar alguns dias fora, mas gostaria de acompanhar o que está acontecendo em sua casa? É possível fazer isso usando uma webcam acoplada ao computador e o programa de gerenciamento chamado "webcamXP". Esse aplicativo oferece as principais funcionalidades de um programa de gestão de imagens.
O "webcamXP" permite que o usuário agende o período em que a câmera irá gravar vídeos ou capturar imagens, além de deixar que os arquivos sejam enviados para um servidor de FTP. E mais: o programa permite que o conteúdo obtido pela webcam fique disponível na internet. Nesta coluna, irei demonstrar como usar o "webcamXP" e como gravar vídeos obtidos pela webcam.
Para obter o "webcamXP", acesse o site do BaixatudoO programa pode ser instalado apenas no sistema operacional Windows.
Após ser instalado, execute o "webcamXP" para que seja adicionada a webcam que será usada como dispositivo de captura. O programa oferece suporte para a maioria dos modelos de câmeras disponíveis no mercado. Para adicionar a sua câmera, clique com o botão direito sobre a imagem central. No menu que irá aparecer, vá até a opção PCI/USB (Driver WDM)/modelo da sua câmera. Uma vez adicionada, a câmera ficará disponível no menu “Seleção da fonte”. O "webcamXP" suporta acionamento e interrupção a partir de sensor de movimento, caso a sua câmera possua esse recurso.
As configurações oferecidas pelo programa variam conforme a necessidade. Se você precisa que os arquivos obtidos na captura sejam enviados a um servidor remoto via FTP, será necessário informar o servidor de arquivos, usuário e senha. Caso não seja essa a sua necessidade, essas opções de configurações são opcionais.
Tela inicial do webcamXPTela inicial do 'webcamXP'. (Foto: Reprodução)
Também é possível usar o programa para a gravação de vídeos e som, sem que o seu conteúdo precise ser disponibilizado pelo seu computador. Por exemplo, se você quiser participar do espaço do leitor VC no G1, usando o "webcamXP" você pode gravar o seu vídeo e postá-lo aqui no portal.
Se preferir, é possível que o programa execute uma captura de imagem numa periodicidade em segundos ou minutos de acordo com a sua escolha. Se não, o programa efetua a captura conforme eventos identificados pelo sensor de movimento. Capturar apenas imagens é útil quando você quer que seja salvo algum registro, mas não dispõe de um grande espaço livre no disco rígido.
Galeria de imagens obtidas pela webcamGaleria de imagens obtidas pela webcam. (Foto: Reprodução)
Um outro recuso interessante no "webcamXP" é o agendamento de tarefas. Por meio dele, é possível configurar em que dias da semana a captura será executada. Outras ações realizadas pelo programa podem ser agendadas.
Configurando o timer da captura de imagensConfigurando o timer da captura de imagens. (Foto: Reprodução)
Todo o conteúdo pode ser disponibilizado pelo programa por meio de um servidor interno. O programa exibe, inclusive, o streaming a partir da webcam. Se preferir, por meio do próprio "webcamXP" é possível obter o código HTML contendo as tags apropriadas para a publicação em sites e blogs que ofereçam suporte a tags HTML.
Interface web gerada pelo webcamXPInterface web gerada pelo 'webcamXP'. (Foto: Reprodução)
O webcamXP também permite que você acesse o conteúdo visualizado pela webcam por meio de dispositivos móveis.
  •  
Interface web para dispositivos móveis gerada pelo webcamXPInterface web para dispositivos móveis gerada pelo 'webcamXP'. (Foto: Reprodução)
É claro que no mercado são oferecidas soluções mais sofisticadas para o monitoramento e vigilância por meio do uso de câmeras. Mas, para necessidades domésticas, uma simples webcam e um software gratuito são alternativas que se destacam pela sua praticidade.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quer Virar DJ???

Em qualquer festa, em qualquer lugar, sempre tem um bancando o DJ. Ex-participante de reality show vira DJ quase que automaticamente. Atores também... afinal, quando você imaginaria ver o Tony Ramos bancando o DJ? E a Eliana, será que tocou a música dos Dedinhos? E se até o namorado da Madonna banca o superstar, por que você também não pode brincar de fazer seu som? Para isso, separamos alguns programas gratuitos que te ajudam na tarefa. Quem nos mostra essas novidades é Felicio Marmitex, produtor musical e DJ profissional. Será que estes softwares conseguem oferecer todas as ferramentas necessárias para fazer bonito nas pistas?
"Na internet existem várias opções, as que são gratuitas elas são mais simples, ou são versões demo. Mas, mesmo assim, da pra utilizar e tirar um bom proveito, principalmente se você é um iniciante" Felício Marmitex, DJ e produtor musical
O primeiro programa que experimentamos é esse aqui, o OTS Turntables. Ele é gratuito e bem simples, fácil de ser utilizado. Aqui embaixo você separa a sua biblioteca de músicas. Basta arrastar o arquivo para um dos toca-discos e pronto! Se seus ouvidos não conseguirem encontrar a batida exata para fazer uma boa mixagem entre as faixas, não se preocupe. Basta clicar aqui, no botão “Auto-DJ”, e esperar que o software faça a transição suave para você.
"Como se fossem as batidas do coração, que você tem representado graficamente através dos pulsos, né? A batida, o bumbo e a caixa, são elementos que aparecem mais nesse gráfico, e visualizando é muito fácil de você encaixar uma música na outra." Felício Marmitex, DJ e produtor musical
O Virtual DJ é um pouquinho mais elaborado. O “pitch”, que é o controle da velocidade da música para que você faça a transição entre uma e outra, é bem preciso. Aqui também é possível equalizar médios, graves e agudos para que a mixagem aconteça de uma forma mais suave, e olha só: é possível mixar vídeos também.
"Vídeo você pode colocar junto com a música. Então quando você começa a atrasar o tempo da música, automaticamente o vídeo também começa a ficar atrasado. E você pode fazer scratch no vídeo também, e ela vai tá syncada na tela com o player que você tá selecionando, por exemplo, se você joga no player esquerdo, para aquela música vai ter um vídeo; no player direito você pode ter um outro vídeo que os dois vão somar em um resultado final, igual quando você tem o resultado de duas músicas na mixagem. Voce tem a mixagem de vídeo, isso é um recurso bem bacana, que pode jogar em um telão e fazer uma performance aí já mais multimídia." Felício Marmitex, DJ e produtor musical
Agora, para você que curte um som mais orgânico, vale a pena experimentar o Easy Music Composer. Primeiro, você seleciona a bateria. É possível escolher entre padrões pré-definidos ou criar o seu próprio batuque. Depois, seleciona as notas e os acordes são criados automaticamente. Assim fica fácil até mesmo criar a sua própria música!
"Ele é um programa mais pra músico do que pra produtor e DJ, justamente por ele trabalhar com as notas na partitura. Você sequencia essas notas e, a partir daí, uma vantagem legal, é de você exportar essas notas em formato midi e trabalhar em outros softwares" Felício Marmitex, DJ e produtor musical
Mas o mais legal ficou pro final. O Ableton Live é um programa utilizado por produtores profissionais, mas existe uma versão gratuita que já faz várias coisas legais. Uma delas é a criação de mashups, que são as músicas criadas pela junção de outras duas. Aqui no nosso exemplo, pegamos uma composição do Gilberto Gil e uma outra faixa antiga, quase desconhecida, mas que traz sonoridades bem parecidas com as que o baiano criou. O Ableton se encarrega de unificar as duas e olha só: o resultado é uma terceira música, inédita e exclusiva, feita por você!
"Ele facilitou muito a vida dos produtores na hora de estar se apresentando ao vivo. Você pode editar em tempo real coisas que você já deixou pré-programadas em estúdio e também compor linhas melódicas tocando, porque ele tem uma interface muito boa para você visualizar os samples, uma infinidade de samples que você pode colocar e controlar em tempo real" Felício Marmitex, DJ e produtor musicalE você, também quer ser um DJ ou produtor musical? Com estes programas gratuitos, é possível dar os primeiros passos e já impressionar a família e os amigos. Mas com estudo, dedicação e muita pesquisa musical, quem sabe você não vira um profissional? Boa sorte!
Para baixar os softwares citados na notícia, é só acessar: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/quer-virar-dj

Classe C lidera compras virtuais

Público está cada vez mais conectado à internet - 66,7% tem cartão de crédito próprio ou de alguém próximo.


Com os comércios e shoppings lotados na época do Natal, realizar compras online é uma alternativa cômoda e ágil para quem não tem tempo a perder. É o momento em que mais consumidores aderem a essa modalidade. A praticidade, segurança e agilidade das lojas virtuais ganham a confiança e conquistam os consumidores que preferem otimizar o tempo e ter a facilidade de receber as compras em casa.
A melhor data do ano para o varejo deve ser, também, a melhor época para o comércio eletrônico. De acordo com pesquisas recentes, o Natal de 2010 será o melhor dos últimos dez anos, principalmente por causa do aquecimento econômico e a ascensão das classes C e D.

Dados de uma pesquisa realizada pela plataforma digital MoIP -  empresa de pagamentos online - para detalhar os hábitos de consumo do brasileiro na internet indicam uma forte presença de consumidores das classes C e D nas compras online. Segundo o levantamento, realizado entre setembro de 2009 e julho de 2010, 52% dos e-consumidores são da classe C e 29% da classe D.

O grupo desses novos consumidores é formado por pessoas de variadas faixas etárias, com destaque para os adultos que nasceram antes da internet e que optaram por adquirir o hábito de comprar via web, além dos jovens da geração digital, que praticamente não têm outra alternativa a não ser aderir à prática.

No período do Natal – 20 de novembro a 20 de dezembro, a Direct Express, uma das maiores empresas privadas do segmento no país e que atende players como Americanas.com, Submarino e Shoptime, prevê um crescimento de 40% em relação a 2009, o que mostra claramente a nova opção de compras do brasileiro. Só na empresa, serão movimentadas cerca de 50 mil remessas por dia e eles já dispõem de tecnologia própria para não deixar ninguém na mão. Sistemas de rastreamento, monitoramento e abastecimento de informações em tempo real permitem que o cliente saiba detalhadamente onde se encontra a entrega, e também permite auxiliar os couriers com possíveis problemas de não localização ou ausência do cliente. Essa plataforma tecnológica via WAP possibilita uma queda substancial no insucesso das entregas para menos de 0,5%, já que através desse rastreamento é possível realizar até três tentativas de entrega no mesmo dia de um único pedido.

Dados do e-bit, empresa de monitoramento do mercado eletrônico, prevêem um aumento de 35% nas compras on line somente no segundo semestre de 2010 e esperam alcançar um faturamento de R$ 7,6 bilhões. No primeiro semestre deste ano o aumento nas compras no e-commerce foi de 40% em relação ao mesmo período de 2009.

Veja mais em: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/classe_c_lidera_compras_virtuais

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Tira-dúvidas: saiba deletar arquivos definitivamente; dicas para Mac



Colunista também fala sobre DNS e redes Wi-Fi inseguras.
Deixa suas dúvidas e sugestões na área de comentários.

Ronaldo Prass
Servidores de DNS
Olá, minha dúvida é sobre DNS. Sempre quando visitamos algum site, o servidor DNS sabe onde estamos entrando. Minha pergunta é: o servidor DNS pega também tudo o que escrevemos, como senhas e mensagens? Widelan
Olá, Widelan! Um servidor de DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) não teria como obter os dados que você digita em seu computador, pois a tarefa que lhe compete é redirecionar a requisição de acesso (o endereço do site que você digita em seu navegador) através de um domínio ao seu servidor por meio de um IP estático. A identificação da cidade em que você está acessando se dá através da verificação do seu IP e que é comparada com uma faixa de IPs que possuem a informação de geolocalização. É diferente de um possível rastreamento via proxy ou sniffer. Sites como o http://www.browsergeolocation.com verificam o seu IP e retornam a sua localização no Google Maps usando API embutida no próprio site.
 
Redes wireless podem ser inseguras.Redes wireless podem ser inseguras.
(Foto: Divulgação)
Rede inseguraOlá, Ronaldo! Tive um problema com meu computador e fiz um backup automático. Ao ser reinicializado e restaurado ficou disponível uma rede de acesso a internet "FOXBRASIL", porém o próprio computador informou que era uma rede onde eu poderia ser vista e que não seria muito segura, você conhece? o que pode me dizer a respeito?Sueli
Olá, Sueli!
Na criação de uma rede sem fio, é possível nomeá-la de acordo com a preferência do usuário. Não tenho como afirmar com segurança mais detalhes sobre a rede que você mencionou na pergunta. Isso porque ela pode ser uma simples rede próxima ou então algum serviço local. O seu sistema operacional exibe uma mensagem de alerta referente a possíveis riscos de que você possa vir a correr ao se conectar na rede. Não é uma boa ideia conectar-se numa rede desconhecida, mesmo que ela não exija senha de acesso. Uma vez conectada em uma rede, dependendo a habilidade de quem a criou, é possível monitorar os dados que trafegam por ela.
Eraser é um programa que remove totalmente os arquivos deletados no computador.Eraser é um programa que remove totalmente os
arquivos deletados no computador.
(Foto: Reprodução)
Remoção definitiva de arquivos
Olá, Ronaldo! Recentemente instalei no notebook (Windows 7 Premium) o Recuva, para recuperar arquivos deletados, mas percebi que há muitos arquivos que foram deletados há muito tempo, mas que ainda podem ser recuperados. Queria saber se os arquivos ficam gravados ocupando espaço no HD e como eu posso deletá-los de uma vez por todas. Incomoda-me saber que ainda constam em algum lugar do HD. Obrigado!Fabio Porto Silva
Olá, Fabio!
Boa parte de arquivos que foram deletados anteriormente pode ser recuperada usando o Recuva ou algum outro software com essa finalidade. Estes arquivos não irão ocupar espaço adicional em seu disco rígido. Na medida em que as áreas do disco rígido os forem sobrescrevendo, esses arquivos não estarão mais disponíveis ou então será um procedimento complexo recuperá-los. Existem programas que fazem a remoção completa, como o Eraser. Você pode obtê-lo no site do Baixatudo.
Windows Seven sendo executado numa máquina virtual no Mac Snow LeopardWindows Seven sendo executado numa máquina
virtual no Mac Snow Leopard (Foto: Reprodução)
Dicas para novos usuários de Mac
Olá, Ronaldo! Tudo bem? Acabei de comprar um Mac, M508. Estou encantado com ele, mas, como todo principiante, tenho várias dúvidas: 1) Existe algum curso no mercado para aprender a usar os PCs do Apple? (as nomenclaturas e comandos são completamente diferentes do Windows, até aprendermos leva tempo); 2) O Computador que comprei é "all in one". Tentei "plugar" minha cam, devido à necessidade de mobilidade em videoconferência, mas não funcionou, ou seja, não aceita periféricos? 3) Por desconhecimento, instalei alguns programas que "rodavam" no Windows, porém não "rodam" no IMac. Não sei como desinstalá-los. Isso causa algum problema no PC Mac? 4) Você recomenda o uso de algum firewall no iMac? 5) Você acha prudente particionar o HD para instalar o XP ? Tem alguns softwares bons, mas que infelizmente não tem versão para o IMac. Abraços. Carlos Gomes
Olá, Carlos Gomes!
Para você operar um computador da Apple, será preciso uma pequena curva de aprendizado. São conceitos novos no que diz respeito ao sistema operacional. Uma das primeiras impressões para novos usuários é sobre como instalar novos programas. Diferentemente do Windows, no Mac você não tem arquivos na extensão .exe. A maioria é com a extensão .dmg ou .ipk. A extensão .dmg é uma compactação e, para ter acesso ao seu conteúdo, você terá que “montar” o arquivo. É um conceito novo, mas para fazê-lo basta um clique sobre o arquivo. Então irá surgir uma estrutura semelhante a de um diretório. No geral, para instalar o aplicativo contido ali, basta arrastá-lo e soltar sobre a pasta Aplicativos. Para desinstalar, basta mover o arquivo dessa pasta para a lixeira. Os programas nativos do Windows que você tentou instalar, provavelmente não funcionarão. Eles não oferecem riscos ao Mac OS. Para removê-los, basta arrastá-los para a lixeira. Existem programas que rodam no Windows e que possuem versões para Mac. Por exemplo, o Microsoft Office, o Firefox, o Google Chrome, entre outros. A criação de um dual boot com Windows XP e Mac OS é possível. Para isso, existe um utilitário do próprio Mac, chamado Boot Camp. Embora seja possível instalar o Windows XP, se você tiver a possibilidade de instalar o Windows 7 é a melhor escolha, já que, entre as versões do Windows, o Seven é o mais apropriado. Se preferir, você pode instalador as versões de Windows usando máquina virtual. Uma opção gratuita é o VirtualBox. Usando a virtualização do sistema operacional, você pode ter dois ou mais sistemas operacionais rodando simultaneamente. Com isso, para os programas que só funcionam para Windows, você pode acessá-los sem a necessidade de dual boot. O Mac já oferece uma solução nativa de Firewall, mas existem outras comerciais.


* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jovem de 21 anos vence campeonato de 'torpedo' em SP


Thiago Machado é o digitador mais rápido de SMS do país.
Em janeiro vai aos EUA representar o Brasil na final mundial do torneio.

A LG Electronics, em parceria com a TIM, anunciou oficialmente nesta terça-feira (21) o vencedor da etapa brasileira do LG Mobile Worldcup. O paulistano Thiago Machado atingiu a marca de 202,74 caracteres por minuto e se tornou o digitador mais rápido de SMS do Brasil.

O campeão levou para casa R$ 10 mil em certificados de ouro, dois celulares LG (LG Cookie Messenger GT350 e LG Cookie Plus GS290) e, no dia 26 de janeiro, irá a Nova York representar o Brasil na final mundial do campeonato, com prêmio máximo de US$ 100 mil.
Thiago Machado é o digitador mais rápido de SMS do país.Thiago Machado é o digitador mais rápido de SMS do país. (Foto: Divulgação)








Entre os finalistas que subiram o ao palco do espaço Vila dos Ipês, em São Paulo, estavam Marcondes Alves e Isaac Lima, já vencedores em edições anteriores - 2009 e 2008, respectivamente - que ficaram neste ano em segundo e terceiro lugar, com prêmios de R$ 5 mil e R$ 3 mil (ambos em certificados de ouro) mais os dois aparelhos. Marcondes, ou Mark como é conhecido, irá a Nova York novamente, competir na final mundial ao lado de Thiago.

Mais de 1.800 pessoas participaram do evento da grande final, que contou com shows das bandas Glória e Strike, participação dos DJs MAU-MAU e Tom Hopkins e apresentação de Penélope Nova.

Nova versão de antivírus da Microsoft traz detecção aprimorada.


Security Essentials 2.0 tem integração com firewall do Windows.

Tecnologias de heurística devem combater vírus novos.

A Microsoft disponibilizou, sem muito alarde e depois de um beta de quase seis meses, uma atualização para o Security Essentials, o antivírus gratuito fornecido pela empresa desde o ano passado. As novidades são a adição de um mecanismo básico de proteção de ataques via rede, integração com o firewall do Windows e aprimoramentos na detecção de pragas digitais com uso de heurística.

Uma das principais deficiências da primeira versão, mencionada inclusive na análise do G1, era a falta de mecanismos de detecção proativa – que visam identificar pragas novas que ainda não foram examinadas pelos especialistas. O Security Essentials 2.0 possui tecnologias de heurística que devem auxiliar nessa tarefa.
Interface do Security Essentials 2.0 mudou apenas o esquema de cores.Interface do Security Essentials 2.0 mudou apenas o esquema de cores. (Foto: Reprodução)
Há também uma integração básica com o firewall do Windows e proteção contra ataques de rede. Essa novidade só está disponível para usuários do Windows Vista e 7, pois o Windows XP não possui a tecnologia Windows Filtering Platform (WFP), necessária para esse componente.
Não há mudanças significativas na interface do software, apenas um novo esquema de cores.
Quem já utiliza o Security Essentials deve ser automaticamente atualizado para a nova versão. O download do programa não deve passar de 10 MB.